Muita gente me pergunta porque é tão importante
estar nas primeiras posições do Google ou dos buscadores na internet. Primeiro
falo do Google pois, no Brasil, ele responde por 92% das consultas; os outros
ainda são insignificantes quando fazemos nossos bilhões de consultas mensais. E
estar na frente em qualquer fila sua vez chegara antes dos outros.
Estar por competência ou até pagando te dá a
oportunidade de fazer negócios com investimentos baixos e eficiência cirúrgica,
ou, se for por competência, nenhum investimento (pelo menos direto).
A segmentação se tornou efetiva com a internet e
seus processos digitais, mostrando-nos que podemos organizar, por computadores
e robozinhos, as mais recortadas e fatiadas exigências do mercado em todas as suas
áreas.
Até pouco tempo – apenas 15 anos – entendíamos de segmentação
quando falávamos de revistas, programas de rádio ou televisão, mas hoje não:
qualquer produto, assunto ou serviço tem seu espaço reservado. Espontânea e
aleatória são nomes que podemos utilizar para chamar esse tipo de organização
que as ferramentas de busca nos oferecem.
Esses dias procurava Fernando, meu podólogo durante
10 anos em Salvador, para uma consulta; em um segundo, estava com seu telefone
e endereço... Que avanço! Que
facilidade! Minha mãe, com 80 anos, quase todos os dias me pede alguma consulta
e ela nem sabe como mexer no computador, mas conhece os atributos e as
facilidades do serviço dessa ferramenta – hoje prioritária em nossas vidas.
Ah... A aderência de estar perto ou associado de
alguém com milhões ou bilhões de resultados nos buscadores também te aproxima
das posições tão pretendidas e compradas pelas empresas. Quando sua marca ou
você esta próximo de alguém com muitos resultados, seu resultado também sobe nos
rankings da internet.
Uma das grandes novidades que há tempos falamos aqui
no semsura888 é a mais recente modalidade de negócios na comunicação chamada Branded Content, em português “Marca
Conteúdo/Marcado”, a qual nada mais é que trabalhar os robôs da internet por
intermédio de conteúdo que possua afinidade com seus negócios, alavancando você
para milhões e bilhões de primeiras páginas e primeiras posições. Parece fácil,
mas isso precisa de técnicas, conhecimento em semântica e semiótica e domínio
no comportamento da grande rede.
Tenho certeza de que já escutou histórias sobre
alguém que encontrou em segundos o que queria com uma consulta grátis, ou que
fez um grande negócio porque estava bem paginado sem pagar nada... Ah! É mesmo,
não tem almoço grátis – já diziam os publicitários do passado, aqueles que
trabalhavam antes de o Google existir.