segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Digital .As filas do futuro .(Opinião)


Muita gente ainda nem se deu conta, a internet é uma grande fila e aprender a ficar no topo dela será cada dia mais difícil e poucos vão ser beneficiados desse status.
Conquistar seu lugar ao Sol dependerá dos grandes acertos de sua empresa, seus produtos. E até quem sabe você seja o merecedor de tamanha façanha com simples postagens, como a publicidade óbvia sempre funcionou – há tempos falado pelo nosso Washington Olivetto.
O importante daqui para frente será criar e produzir conteúdo e ter uma marca forte, ou melhor, ter sua marca no topo das listas. As velhas mídias ajudam e muito as novas mídias nesse sentido, mas não vemos as velhas mídias usando da força da audiência on-line. Vejo isso como uma miopia, pois é barato e sua sobrevivência é visível nos portais, sites e redes sociais.
É filas, quando falávamos de segmentação no passado, pensávamos em poucas, agora elas são milhões, bilhões, e uma letra a mais num título pode vir a significar seu sucesso ou seu fracasso.
As velhas mídias liam os vídeos, as novas ainda não leem e daqui a pouco as imagens significarão aderência. Ainda o que é escrito posiciona melhor os resultados.
Quando falo que somos uma grande fila, somos milhares de filas e elas dia a dia são importantes nas consultas, no porquê seu telefone vai tocar ou receber um e-mail para um orçamento, uma compra ou simplesmente uma consulta. Ou um amigo te achar.
E com a rapidez das contas e sua transparência, agora é difícil burlar qualquer atitude, esconder um resultado, um balanço de empresa, governos e países – em minutos ou segundos é falso ou verdadeiro como nas brincadeiras de criança.
Elencar os problemas ou as soluções é quase que imediato, on-line como estamos vivendo.
Observamos a todo tempo os mais jovens com facilidades infinitamente superiores que as dos mais velhos no manusear as ferramentas e aplicativos, cada dia em maiores quantidades e para diversos fins.
Os que se embrenharem em o que está nas suas mãos em poucos anos também terão seu cognitivo modificado como os jovens .
Ontem mesmo vi um aplicativo desenvolvido em Israel que dá oito tipos de diagnósticos médicos e os envia para seu médico em qualquer lugar do mundo. Minha mãe, de 78 anos, já queria saber onde encontrar e nem sabe mexer em seu celular direito.
O digital veio para toda a humanidade e, aplicável em qualquer circunstância, possibilita comparações, como os sites de compra em qualquer situação que imaginarmos.
Foi desenvolvido pelas Forças Armadas norte-americanas e sabemos que nas praças de guerra, ou melhor, nos tempos de guerra sempre floresceram as grandes invenções da humanidade.
Como diz o pensador francês Gilles Lipovetsk, o mundo estava ficando sem oxigênio para conduzir os sete bilhões de habitantes da Terra. Esse oxigênio podemos dizer que é o ar que respiramos, o H2O de que necessitamos, a natureza , os alimentos, a logística, a qualidade de vida das pessoas .
Alguma coisa tinha que vir para mudar o marasmo a que estávamos conduzindo a sociedade, ricos ou pobres. O fundo do poço já estava cavado.
Hoje não sabemos ainda o que nos reserva lá na frente, alguns como Lipovetsk ou Henry Jenkins, americano, editor de tecnologia e escritor respeitado sobre a “Cultura da Convergência”, arriscam e apresentam referencias  .
Mas temos certeza de que aquele mundo antes do avanço das novas ferramentas que temos hoje não mais sobreviveria; estamos vendo isso.
Sustentabilidade, o clima na Terra, a poluição do ar e dos rios, ainda não estão sendo corrigidos. A violência das grandes cidades, os desmandos governamentais – apenas nós, com o poder da informação, podemos mudar as coisas.
O que temos hoje é a possibilidade de gritarmos além das quatro paredes de nossos quartos e alimentarmos de informação parte da humanidade sem a interferência dos poderes constituídos. Vamos ainda aprender a conviver com este entupimento de conteúdo.  
Muitos ainda se negam a enxergar, a usar das novas ferramentas, ou tentar entender o porquê de tantas dúvidas.
Mas sabemos de uma coisa, cada um, dentro de nós: O MUNDO MUDOU e eu já estou na fila do futuro!!!!!