quarta-feira, 1 de abril de 2020

O maior vendedor de Salvador

O maior vendedor de Salvador
Às vezes implico em ter vivido em Salvador por perto de 10 anos, mesclados com São Paulo, minha cidade natal, ajudaram bastante o andar da carruagem. Nem me lembro onde escrevi que ter vivido nas entranhas soteropolitanas me ensinaram que o inevitável e imponderável acontecem sim, o ócio criativo proposital tão comentado bem na época em que desembarquei na cidade por Domenico de Masi, em visita a Salvador, também existe e, apesar de tudo, não me arrependo, pois aprendi a ver o mundo por outros parâmetros e quebras de paradigmas diárias. Digo aos amigos que ter vivido intensamente a Bahia foi uma grande escola para minhas poesias.
Resolvi contar esta história, às 04h30min da madrugada, depois de ter lido o relato no Facebook de um conhecido baiano que adotou minha cidade e foi o cara que deu a palavra final na minha experiência na sua cidade, Salvador, em 2002. Ele que autorizou um desconhecido a ocupar nove horas da programação num canal em UHF da empresa que dirigia – a TV Salvador. Apesar de todos os pólices que a Rede Globo impõe a suas afiliadas.
Nunca mais o vi, escutei diversas boas histórias sobre ele, o tão poderoso superintendente de conteúdo da Rede Bahia (Globo), Maurício Magalhães , e lembrei de um acontecimento que resumirá todo esse preâmbulo que contei sobre a cidade dele, bem há 15 anos, quando nem imaginava que ele mudaria para São Paulo.
O primeiro e mais constante cliente que conquistei em Salvador foi “O” vendedor de carros Mário Silveira – da Mário Seminovos (“Mário vende, Mário compra, Mário financia, Mário, é quem mais entende de carros na Bahia), que acreditou naquilo que falei em nosso primeiro encontro e foi para o ar em seus comerciais apresentando ele mesmo suas ofertas, apesar do medo inicial de dona Celina, sua esposa, pela notoriedade que Mário começou a ter na cidade já nas primeiras semanas que foi ao ar. Lembro bem deles me contando que os dois estavam numa loja de material de construção e um senhor o olhava fixamente. Logo descobriram que era um fã da TV, para alívio de sua esposa. Vale falar da força que ele me deu ao apresentar seus amigos comerciantes e empresários locais, já devidamente catequizados pelos testemunhais de seu resultado em nosso programa. Obrigado Mário.
E onde entra o Maurício nesta história?
Certo dia encontrei o Mário e ele me conta que um certo Maurício, morador de um bairro chique (acho que na Vitória), ligou para ele e disse que precisava vender dois ou três carros, que as chaves estavam com o porteiro, que o conhecia, e que depois de vendido deveria depositar o dinheiro na conta tal do banco tal.
Pelo que sei, eles nem se viram e acho que fui eu que falei ao Mário quem era o Mauricio. Imaginem de em qualquer outra cidade do País alguém entrega carros a um homem que aparece na TV. Só na Bahia, especificamente, só em Salvador. Depois conto a história da compra de meu apartamento em Salvador.
Mário contou essa história para muita gente, teve cliente que veio nos procurar depois que escutou esse acontecimento. Mário e Maurício davam até uma dupla sertaneja, mas nunca se conheceram pessoalmente.
Depois desse aquartelamento obrigatório, vou ver se marco uma hora com meu amigo do Facebook que ama minha cidade. Pois não nos encontramos há 18 anos.
Ahh e quem é o melhor vendedor de Salvador? Sou eu, que convenci os dois , um uma vez e o outro pelo menos 9 anos consecutivos . rsrsrsr
Salvador, 2005.