domingo, 5 de fevereiro de 2017

Escola do mal..


De uns 5 anos para cá, tenho deparado com situações de negócios que venho batizando de “Escola do mal”...
Andei conversando com alguns amigos (as) sobre este estranho hábito e, também com eles, isso vem acontecendo com frequência. 
Parece até que alguém ensinou esta lição a jovens inovadores. Só não os avisaram que isso faz parte de um modelo que mina os relacionamentos para sempre, perder contatos no correr da vida é um péssimo ensinamento no mundo do bussiness. Na lista dos executivos das maiores empresas do País, o cuidado com o CRM vem em primeiro lugar nas tarefas a serem organizadas e que determinam o futuro sadio com retornos significativos nos conglomerados.
Hoje, depois de anos imaginando por que só usavam seus mailings para produtos próprios, li uma matéria que falava que a Editora Abril agora disponibilizará sua afiliada em vendas de assinaturas, abrindo suas portas a outras empresas, inclusive concorrentes. Com um acervo de bom relacionamento, uma listagem de 40 milhões de clientes, este será um ótimo negócio para quem guardou este patrimônio até então exclusivo.
Vejam se isso tem acontecido com vocês? É procurado por um inovador sobre algo que tem a oferecer e dali surgem reuniões virtuais, até reais e troca de e-mails sobre o conversado. Ele quer trabalhar com sua empresa ou pessoa física e está disposto a fazer uma parceria com seus serviços.
Vocês elencam possibilidades de negócios e dividem tarefas e atribuições, chegam até a negociar valores em alguns casos. Durante esse processo, você faz um contrato, carta acordo, e o envia a seu novo parceiro. O tempo passa e nada do retorno, os e-mails e conversações prosseguem os negócios andam devagar a crise a todos prejudica e, clientes não caem do céu.
Durante este caminho, surgem ideias e soluções e ainda nada de seu contrato. Sua parte já anda e imagina que a do parceiro também.
Muita coisa acontece hoje, em duas, três semanas. A velocidade que uma troca de conversa nas redes sociais deu ao mundo corporativo é sem tamanho. Quantas vezes, você ainda nem conheceu pessoalmente aqueles com quem já fez meetings por Skype ,similar e conversou em grupos nos aplicativos como  WhatsApp e Facetime.
As coisas parecem que vão frutificar e em um determinado momento aquilo tudo cai por terra, chega uma mensagem, em que foi decidido que você terá de assumir todo o trabalho e riscos ou, simplesmente, que foi analisado e, para entrar no negócio, vai ter um custo que deverá ser acertado com o inovador para continuarem a trabalhar, caso contrário, ele sairá. Você pergunta- quem decidiu, seu contato responde- os sócios da empresa. Sem a menor possibilidade de entendimento, tudo acabará você não é bobo.
Aquilo que surgiu de uma aproximação cavada pelo possível prospector dá a impressão que foi você que o procurou e está pedindo a clemência comercial.
Ando bem preocupado com essa escola de novos líderes inovadores, principalmente nas relações comerciais. O mundo dá suas voltas e vai marcando os bons e péssimos profissionais. Depois do leite derramado, limpar tem um preço incalculável.