sábado, 9 de março de 2013

Sociedade do Controle - Opinião


Com o digital não somos mais aventureiros e experimentadores de nossos devaneios criativos,  produtivos e administrativos . E a cada dia seremos menos.
Tudo está atrelado aos controles que os aparelhos com tecnologias digitais nos oferecem com sua capacidade de, com um apertar de botões, nos informar sobre quaisquer atividade, qualificações, quantificações, capacitações e todas as análises que os infográficos são capazes de nos colocar a par do real em tempo real.
Enquanto eram aventureiras e experimentadoras, as economias que hoje agonizam eram capazes de enganar em seus PIBs, balanços e demonstrativos falsos.
Com a tecnologia digital, isso não é mais possível, e o que se empurrava para baixo do tapete agora é aparente, instantâneo e globalizado.
Só vamos ter certeza de nossas possibilidade reais se equilibrarem, quando tivermos a consciência de que já sabemos detalhadamente quem deve  pagar  a conta. Pois agora não dá mais para esconder o que é matematicamente comprovado, ou melhor, digitalmente comprovado.
Os controles pela tecnologia digital estão da padaria aos bancos e governos.
Dia destes, três amigos foram a Mônaco. Saíram à noite para uma festa e no retorno a Cannes só dois vieram (um acabou se enturmando por lá). Foram parados nos posto policial e o agente, com uma foto na mão, perguntou onde estava a terceira pessoa. 
Hoje com milhões de câmera de segurança nas cidades somos o Big Brother do Big Brother  e aonde tem dinheiro mais vigilância ainda.
No Brasil somos o pais das redes sociais ,nossa extroversão e liberalidade nos coloca neste patamar nos achamos enturmados, protegidos e seguros.
Como faríamos sem estas ferramentas com o transito, a violência e os sete bilhões de habitantes no planeta a qualquer momento não nos movimentaríamos mais.
O que estamos fazendo neste momento com o  planeta é nos enganar até alguém gritar:
- “Chega, vamos todos acordar” .
-“ O planeta precisa respirar!!!!!!!!”