sábado, 20 de abril de 2013

Contato marrento, com 83 anos de rua !!!!!


Não podia deixar esta para muito depois. Imagine, este senhor deve ser o contato mais antigo do mercado!
E melhor: como atende umas 300 agências pequeninas, ainda é atendido sem ter que marcar reunião.
As agências precisam dele, e ele, é lógico, precisa das agências.
Era 1993, eu, na Gazeta-CNT, vindo da editora Globo, com uma equipe de jovens, muitos hoje diretores de diversos veículos e empresas de comunicação do mercado.
Ainda tinha uma vaga, e o Claudio Carramacho traz na minha sala o Juarez ( 63 anos), que já era meu querido e me pergunta se estava ele no perfil dos que estava contratando. Mandei na hora contratar.
A equipe não entendeu nada. Todos já com suas carteiras montadas, uns 15 dias depois de nosso, na época já velhinho, ter saído por um dia com os jovens senhores do grupo já formado. Confirmei para a equipe sua contratação.
O Jura, como o chamávamos, conhecia todo mundo e os contatos não conheciam ninguém, depois de 15 dias alguns já entendiam que ele estava ali e ia ficar, mas onde?
Mandei comprar o anuário de mídia e uma das assistentes viu as agências que ninguém queria atender, ou melhor, não estavam na relação de ninguém. Eram umas 300, a maioria no centro da cidade. Tinha um pepino: o Jura no volante era um perigo.  Mas na venda era um craque, ou melhor, é um craque até hoje.
O velhinho, como éramos caixa único, tinha sua meta e todos ganhavam igual. Quem ia mal, a própria equipe matava. Nunca ouvi uma reclamação, nem dele nem da equipe sobre ele.
A carteira dele precisava de um tempo e aos poucos começou a ser tão importante quanto as outras, e acredito ainda ser até hoje na emissora.
Amo de paixão o sr. Juarez Macedo, meu brother, conselheiro quando estava lá, e meu amigo para sempre .
A única coisa é que, se tiver problema de coração, pegue um táxi – o volante evoluiu bastante nestes 20 anos em que ele trabalha lá (rsrsrs...).
Quantos não queriam ter um trabalho como este aos 83 de idade, e faturando seus 25 ou 30 salários mínimos mensais, e trabalhando na Paulista 900. Me disseram que o Edson Rocha cuida bem desse menino!!!!!.

 

domingo, 14 de abril de 2013

Nove bilhões de pessoas já passaram pela Terra. ( Opinião)


Por mais que eu escute palestras e leia coisas sobre ciências sociais e cultura hipermoderna, o tempo todo tenho a impressão que faltam informações e tenho a necessidade de ir buscar em outras áreas explicações para aonde vamos chegar nos próximos 20 anos  .
Somos a primeira população na Terra que tem 7 bilhões de habitantes , estes dias escutei em palestra da Martha Gabriel – mestre do MBA da HSM , que na Terra em todos os tempos não nasceram mais de 9 bilhões de seres humanos .Então enterramos menos de 2 bilhões durante toda a humanidade .Para não ser o papagaio da palestrante , somei os mortos da primeira e segunda guerra  e depois preferi ser o papagaio dela mesmo .rsrsrs
Somos a experiência única na vida da Terra que as gerações viveram o analógico e o digital , ou melhor o real e o virtual ao mesmo tempo .
Somos as gerações que pesam responsabilidades para resolver problemas homofóbicos , raciais , naturais e quem sabe seremos os primeiros a enfrentar uma guerra atômica a qualquer momento .Exagerei vai rsrsrsrs.
Como é duro para os que tem  mais de 50 anos entenderem situações nunca enfrentadas por seus  pais , mestres , professores e pensadores .Ou até por boa parte da população que até poucos anos atrás não comia e agora vive com um aparelho móvel que se comunica com qualquer habitante do planeta em segundos .
Ou que 70% da população mundial esta interligada de alguma forma por uma tecnologia de relacionamento tão poderosa ao ponto de derrubar governos até então ultra autoritários.
Nos últimos dois anos descobri lendo que pensadores e pesquisadores já enxergavam movimentos que delineavam nosso futuro antes da primeira guerra mundial , e pasmem nos últimos 50 anos 75% de todas as descobertas aconteceram .
Estas pessoas que nasceram da década de 50 para cá tem uma grande missão ,  tomar ou ajudar a tomar  decisões que mudaram a forma de se viver na Terra .
Como é difícil viver nesta rapidez quase sem freio , nesta sociedade  que parecia ir se distanciando e  como se num apertar de botões se conectou inteirinha e como se fosse em um plebiscito pode mudar os rumos da civilização.
Quem diria até poucos anos pensávamos que estaríamos sozinhos em nossas casas , com no máximo vizinhos e parentes nos escutando e agora falamos ao mundo digitando um texto em seu computador, celular e logo vendo televisão e conversando com imagens dos amigos online.
E melhor ou pior não sabemos ainda a dimensão destas benditas ou malditas invenções do homem mas imaginem sem elas e a qualquer momento tudo pode mudar  em gênero , numero e grau é só inventarem algo mais dinâmico .
E eu até pouco tempo atrás pensava que sabia fazer contas e criar projetos que atingiam um numero grande de pessoas e hoje me sinto menos importante que sempre me senti  e tenho hoje certeza absoluta que ser honesto e ético com meus princípios foi a coisa mais importante que fiz nos meus 55 anos de vida e posso falar sem pestanejar como é bom estar presente neste momento histórico da vida do planeta Terra.