sábado, 27 de abril de 2013

Encontros. A vida cheia de encontros!!!!!


Segunda 08 de abril de 2013 vi o Átila Francucci dando uma palestra sobre gestão de pessoal muito interessante no ” 2° Encontro de Mídia”. Diz ele que é antiga e só fez algumas alterações a pedido do organizador, o Claudio Venâncio, eu gostei muito!!!
A vida é engraçada! Vou contar uma história diferente de cada um deles .Pode ser que no fim desta crônica as histórias nem se completem, mas gostei do evento e da palestra do Átila.
Sobre o Claudio, sou um louco por adrenalina e ele, um dos profissionais que mais visitei na vida. Como de dois em dois anos mudava de emissora, ou até de  meio , marcava reunião com ele e levava o profissional que o atenderia da minha equipe , o Claudio, como trabalhou centos anos na Fisher, sempre me tirava uma:  “Você não para  Hélcio Vieira!” Nunca expliquei a ele que sou filho de um oficial do Exército e mudávamos de dois em dois anos de cidade, estado e isso acho que me fez um trocador e mudador a vida inteira .Como filho morei nuns 10 lugarei entre  Oiapoque (AP), Rio (RJ) à Praia Grande (SP) como profissional em São Paulo ,Belo Horizonte , Califórnia e Salvador .
Minha irmã era fera. Em dois dias, ela até o sotaque já falava. Tínhamos que fazer amizade rápido, em breve já estaríamos mudando novamente.
Não gostava do que escutava quando meu amigo Venâncio falava isso, mas sempre o compreendi e admirei. Afinal de contas nunca fui empregado de ninguém mais de 4 anos seguidos .
Achava que ele nunca sairia da agência Fischer, mas saiu e fiquei impressionado com o evento que ele organizou. É duro quando você trabalha muito tempo no mesmo emprego fazer com tanta competência algo totalmente diferente, patrocínios num formato diferentes, palestras, sem a pretensão de ensinar, mas delinearam coisas novas na minha cabeça sem a mesmice a que estamos acostumados  e com pessoas que nunca tinha ouvido palestrar.( salvo um patrocinador que exagerou no tempo os outros super bacana o formato )
O outro participante desta crônica é o Átila Francucci, que conheci muito jovem, redator da Young, trazido pelo Alexandre Gama , quando desenhávamos o que viria a ser o Canal 21, na parceria com a City TV do Canadá. A primeira experiência internacional em televisão no Brasil  com enfoque local.Nem sei se ele lembra disso nunca mais o reconheci .
Com aquele menino, hoje um homem, cruzei  inúmeras vezes no elevador do prédio onde tive escritório na Vila Nova Conceição , Rua Arthur de Paula Ferreira 59  por 12 anos, e nem imaginava ser  ele o Atila , não me lembro de ter visto uma foto dele .
Sua palestra contou a história do pesquisador Sir Ernest Henry Shackletont e sua expedição exploradora  na Antártica e delineou na minha cabeça algo novo sobre gestão. Imagine, terminando um mestrado 31 anos depois de ter me graduado, sou ávido por novos livros, novos conceitos imaginados  .E voltei a frequentar palestras. Se olhar para o lado estou lá repare rsrsrs.
Ah, sobre o Átila menino! Como sempre trabalhei em veículos com pouco recurso, foi um luxo ter ele nos apresentando suas criações sobe a primeira emissora, em 1998, que tinha em seu slogan “A cidade em tempo real”. Não foram publicados nenhum dos anúncios criados, mas foi a primeira vez que vi misturado o que chamo hoje de info-show, a vida real misturada a características de entretenimento e jornalismo e vice-versa. Uma ilusão de ótica do jornalismo e o show, sem ferir a essência da coisa.
Depois de anos que não via nada sobre os dois, fiquei muito feliz de vê-los ainda fazendo história , com seus cabelos brancos, como eu, mas ainda mandando ver em inovação e conceitos conexos bem articulados e saindo do lugar comum tão presentes nos dias de hoje em qualquer profissão, e que sorte termos optado por esta labuta e “não sermos superintendente de contabilidade de algum banco”,  frase dita  estes dias numa reunião pelo Caco de Paula da Abril ,e vocês meus caros continuam criativos e mexendo com a criatividade dos outros colegas da profissão.