sábado, 19 de outubro de 2013

50% + 1 quando ?


Esses dias publiquei discretamente que 1/3 da população mundial já tem acesso à internet, e foi um grande instituto e de pesquisa que publicou isso o Instituto de Internet de Oxford, no Reino Unido. Essa informação me acendeu alguns questionamentos e tentarei desenvolver algo sobre  logo abaixo.
Imaginem: com apenas 30% da sociedade conectada, podemos dizer que uns 20% são bem conectados e os outros 10% são “meia boca” conectados. Não devo estar exagerando, mas mesmo que hoje sejam os 30%, o mundo nunca mais será como antes rsrsrs.
Hoje meu texto faz minhas pernas tremerem pois vou tentar associar essa audiência e penetração com a formação da opinião pública, a qual hoje, em minha humilde opinião, é conhecida e reconhecida pela pesquisa acima por 30% da população, segundo a segundo, pela internet.
Não sou um profissional de pesquisa, mas sei que a opinião pública só começou a ser medida ou compreendida com o advento/lançamento do primeiro jornal que, no “chutômetro”, devia ser no máximo semanal. O que nada mais é que a opinião publicada.
Os entendidos no assunto vão me massacrar quando lerem isso... Penso que, quando a internet chegar a 50% da população mundial, teremos em real grandeza numérica com a opinião da sociedade aparecendo sistematicamente em manifestações e protestos mais inflamados e com real legitimidade pela grandeza absoluta da maioria em ação, ou melhor, em determinação.
Talvez nem preciso comentar que, na primavera árabe que se estende há dois ou três anos, éramos uns 20% conectados, os quais já são creditados pela grandeza da internet e sua penetração.
Verificando as manifestações do Brasil – este sim com seus 30% conectados –, é lógico que podemos dizer que somos os 30% mais “meia boca” do planeta; enfim, sabemos como funcionam as coisas aqui na terra “brasilis” rsrsrs.
Nunca falo em política, mas acho que daqui para a frente nossos políticos devem ficar preocupados. Daqui a pouco vamos, via GPS, saber onde estão os eleitos pelo povo e cada dia mais saberemos onde e como eles larapiam nossas riquezas...
Os números das transparências cada dia estão mais descarados – no bom sentido da palavra – e divulgados com a rapidez meteórica da web, a ponto de os países não mais conseguirem tapear o fisco mundial; assim, estamos junto das quebradeiras on-line e globalizadas.
Quantos anos vamos precisar para chegar aos 50% + 1??? Como é eleita a maioria das coisas no planeta ou aqui mesmo no meretrício tupiniquim? Desculpem-me, mas aqui estamos virando uma suruba da corrupção e do descaso com a tal da opinião pública, e espero que sejamos os primeiros a se rebelarem contra tudo e contra todos através da imensa maioria da população por meio desse instrumento novo que é a conectividade que estamos aprendendo a lidar. Penso assim pois aqui ainda não sabemos como é o novo tipo de estouro da boiada, como nossos “brimos” sírios, egípcios ou árabes – como os generalizamos – já sentem na pele a tal da conectividade.
Neste texto estou exagerando no palavreado... “Que merda!” Vamos continuar vendo os políticos pararem sem culpa, andarem de avião ou alugarem seus carros de luxo pelo dobro do preço e colocaremos a diferença no bolso!!! Será?
Estamos começando a entender de Matemática. Dois anos atrás nem sabíamos como eram as ruas na Síria, pois era proibido entrar qualquer câmera lá, e hoje vemos batalhas sangrentas a metros do palácio presidencial.
Voltando, fico imaginando quando formos os 50% + 1, será que estarei escrevendo livremente como fiz este texto semana passada ou estarei escutando uns estrondos fortes na rua como a população de Damasco vem escutando há dois anos, antes da primavera que parece muito distante de nossos lares??? 

Ahhhh , achei meio over dose colocar junto ao titulo “Opinião” .

 

domingo, 13 de outubro de 2013

Não quero mais vender nada . Nem La Vista.


Há tempos que estou a fim de escrever sobre o que sacode o mercado dos EUA: o Branded Content.
Nessa  modalidade de negócio em comunicação, as empresas produzem conteúdos para marcas, produtos ou serviços, isso já existe a tempos , “o jornalista  Gabriel Priolli amigo e companheiro de revista Imprensa em 1988 ganhou um premio Esso na categoria informação cultural num projeto comercial patrocinado pela GM e Chevrolet em homenagem a Fernando Pessoa”, além disso hoje  os inserimos na internet por meio das redes sociais produzidos com técnicas de semântica, semiótica  e linguagens diferenciadas, conexas e desconexas, sobre o divulgado, mas que se posicionam por intermédio dos robôs da tecnologia, os quais alimentam e fazem funcionar a web, segmentam as ordens de chegada das listagens dos buscadores da internet e posicionam nas redes sociais, como que por competência, aquilo que você gostaria que estivesse em destaque sobre o que quer divulgar .Meio complicado mas funciona . rsrsrsrrs
Semana passada, em uma ida minha a um evento de lançamento da Copa Nordeste da CBF em Salvador, a convite do e+i - Esporte Interativo aconteceu-me um fato bem engraçado.
Chamei uns amigos para irem comigo a esse evento. Imaginei que não conheceria muita gente e um deles levou uns sócios espanhóis que, com ele, têm o empreendimento imobiliário em uma das vistas mais bonitas do litoral brasileiro: o La Vista. Só para vocês babarem, o mais barato apezinho  custa perto de R$5 milhões.
É La vista fica num morro no Rio Vermelho em Salvador com 180º de mar e a costa de Ondina à direita...
Há tempos que quem me acompanha sabe que não quero mais vender, mas a venda está em minha vida. No evento só conhecia meu amigo, os três espanhóis e o pessoal do e+i que, como transmissor oficial do evento, nos convidou, mas tinham outras prioridades.
Ah... E o Amauri Jr.? Ele ficou conversando comigo e, quando os espanhóis e meu amigo chegaram, sentaram-se com a gente e, por coincidência, o primo do meu amigo era amigo de infância do Amauri! Demos muita risada e eu vendi um merchandising do La Vista em seu programa em pouco mais de 10 minutos de papo.
Saímos, pois tinha o sorteio da “Copa é chatão”, e fomos jantar. O assunto rolou sobre o negócio dos espanhóis com a vista mais bonita e – é lógico! – mandei meus conhecimentos sobre novas mídias, Branded Content em meu parco “portunhol”.
Demos mais risadas e comemos. E eu, sem querer, com coquetel mais jantar, mandei ver e parecia um vendedor (enfim, tenho a impressão disso rsrsrs).
Moral da história: os espanhóis queriam me contratar e, por mais que eu dissesse que não era esse meu objetivo, eles teimaram horas a respeito. rsrsr
Na manhã do dia seguinte, meu amigo me ligou, disse-me que estava tudo certo e adorou minha venda. “Mas eu não vendi nada!”, falei para ele.
Vou ter de me virar com os espanhóis... Quem sabe monto uma empresa de Marca Conteúdo/ AW e, de cara, com um cliente gringo, né...
Encontrei no coquetel até a Ana Maria, diretora de mídia da Ideia 3, a maior agência de Salvador e agência de publicidade do La Vista  , o luxo de vista para os muitos ricos, aqueles que assistem ao programa do nosso Amauri Jr. Será que, se a venda sair mesmo, ele vai me pagar uma comissão??? rsrsrs
Já os espanhóis tenho certeza que não vão me pagar nada, salvo o jantar  , com apartamentos naqueles preços só um ótimo vendedor vai tirar algum dinheiro deles e é logico La Vista ,todos aqui sabem quem vende para rico tem  “ La Vista” boa e só paga depois  .