terça-feira, 25 de junho de 2013

Os difíceis dias de hoje.

Como anda difícil ganhar dinheiro! Vejo isso em todos os segmentos de mercado. No publicitário, vivemos a crise da economia e da internet, se intrometendo e mudando a vida dos publicitários e das empresas midiáticas.
Ainda alguns tramitam pelo mercado com produtos de demanda, outros que estão entre os líderes de seus segmentos ainda gozam dos mesmos prestígio e dinheiro de poucos anos atrás.
O que sinto a cada dia é que não temos mais profissionais como antigamente, multifunção e cheios de projetos. Vender o convencional é a praxe.
Os de hoje chegam cheios de ideias, mas colocá-las em prática é uma coisa sem medidas, precisam de muito dinheiro para viabilizá-las.
Eu mesmo nem pensava mais em colocar no ar mais uma televisão com características locais, igual vi em Toronto, há 14 anos, e fiz isso no canal 21 da Band; depois, fiz em Salvador, com a TV Salvador, de 2002 até 2010, e, agora, novamente, com o canal 09 em VHF, que já batizei de TV Ouro Negro -TV ON – o mais interessante é que tiro do ar uma TV Gospel e a coloco no mundo comercial e de entretenimento da cidade.
Às vezes, pareço alguém que chega do passado em uma cidade em que até morei e a visito sistematicamente, converso com os entendidos em comunicação e eles não têm a menor ideia do que acontece no mercado da comunicação, da publicidade, do jornalismo fora da Bahia, quanto mais, fora do Brasil.
Minha cabeça, estes dias, até para escrever minhas crônicas semanais ficou travada. Preferi falar dos percalços que vivo neste momento, neste retorno de Jedi.
Decidi que minha programação será ao vivo. Em boa parte dela vou falar para os públicos C, D e E, e vou fazer os apresentadores interagirem com as redes sociais da Bahia.
Com o modelo antigo posso quebrar a cara; não vou fazer, sei que ele não funciona mais.
Vou arriscar tudo neste modelo de pôr sites, blogs, Facebook e o mundo da internet com quem vai demorar e muito a ter uma smart-tv em sua casa. Quem sabe o conecto mais facilmente ao mundo globalizado que a cada momento com suas passeatas derruba governos e modismos nunca antes imaginados por nós com mais de 40 anos de idade.
Sei de uma coisa na vida. Hoje, com 55 anos de idade, tenho menos medo de errar que com 35, quando fui arriscar minha profissão num canal em UHF que, com a internet a todo vapor em 1998, antes da bolha da internet, quis falar em São Paulo sobre sua rua, seu bairro e sua cidade, e hoje é um canal dos milagres do apóstolo Valdomiro!!!