segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Jornal Nacional fora do ar.

Na semana em que o “JN” faz aniversário de 50 anos, lembrei-me de uma história bem interessante sobre o programa, ou, melhor, o nome do programa.

A Rede Globo, na década de 80, resolveu fazer uma investida internacional na Itália e mandou alguns dos profissionais brasileiros gabaritados da época para ocupar postos importantes. Dionísio Poli, o cara do comercial Brasil lá diretor geral, o nome italiano e o charme dele eram inconfundíveis, dizem que, após sair da Tele  Monte Carlo, casou-se com uma baronesa e morou no sul da França num castelo. Os cassinos de Mônaco  eram seu lazer predileto.
Tele Monte Carlo ou simplesmente TMC foi uma emissora de televisão italiana ,porem sediada em Monte Carlo , em Mônaco .Fundada em agosto de 1974 e extinta em junho de 2001,sendo a Globo sócia com 90% de participação em 1985
Mandaram também o jovem diretor de programação da TV Globo Minas, Clovis Prates. Craque, trabalhamos juntos em BH , Prates nos ajudou a fazer os enduros de motocross entre outras loucuras fizemos quando uma leva de paulistas foi morar em BH , Juca ,Gagá, Mario Bola  Preto , eu e os chefes Sinval e o carioca Ives Alves .
Era a década em que as coisas aconteceram para a família Marinho. Liderava na TV, nas rádios. O “Globo” viria a esmagar a má administração do “Jornal do Brasil”, com sua credibilidade toda à famosa família Brito, que não soube segurar o rojão da Lopes Quinta.
Voltando à Itália, eram anos interessantes por lá. A operação Mãos Limpas era a salvação da corrupção naquele país e a estrutura de uma nova rede de TV internacional parecia que estava acima de qualquer negociata à italiana.
Um amigo, o Francisco Egíyio, filho do cantor, morou e trabalhou lá na época e me dizia que não se vendia um spot de 30” em Milão, ou na Itália, sem molhar a mão de alguns mafiosos.
Imaginem se aqui a coisa pega rsrsrs. No berço da máfia, a coisa não devia ter sido assim tão fácil como se imaginava a direção da Vênus  Platinada.
Contratações locais, um belo investimento e, em um ano, já estava marcada a estreia. Pouco se sabia aqui, no novo continente, ainda numa época que nem se pensava em internet, apesar de a Globo Brasil já ser toda informatizada.
E no primeiro dia da emissora, cheia de sigilos até com sua grade de programação, vai ao ar seu principal telejornal, com o mesmo nome usado no Brasil em italiano, “Giornale Nazionale”. 

No dia seguinte, a mídia italiana toda sentenciou o fim daquele nome, pois, na constituição da Itália, um jornal nacional só poderia ser um órgão governamental.

A iniciativa tupiniquim durou uns anos. O grupo perdeu na Itália, mas ganhou no Brasil uma experiência sem limites, na forma agressiva e  à moda dos faroestes italianos. Bem após redesenharam o BV, hoje ainda tão popular e sem sotaque italiano.

Berlusconi e famiglia nem deixaram nossa multinacional  emplacar seu primeiro dia sem lhe estourar os  tímpanos e mostrar que politicagem está muito à frente há   qualquer história romana .
 

Monte Carlo, 1986 Mônaco