quarta-feira, 24 de maio de 2023

O bom e o ótimo mídia.

Era 1982 e eu fazia um ano estava em Belo Horizonte trabalhando de gerente de operações comerciais da Globo Minas , vinha da DPZ- SP onde aprendi a ser mídia profissional  com o Reinaldo Postolachi  - o Magrão  coisa que sempre me agrada muito rememorar.

Almoçando estes dias com o  JR, ex-publicitário inclusive trabalhou comigo no Canal 21 do grupo Band,  advogado de mão cheia, especializado em processos digitais e filho mais  velho do Magrão. Conversa vai , conversa vem lembrei em uma bela história vou começar a contar a vocês.

Já disse inúmeras vezes o quanto trabalhar duas vezes na TV Globo foi importante na minha vida profissional, além de sua ética e regras de lisura na “ÈPOCA”, lá fiz inúmeros cursos e seminários que só enriqueceram minha carreira.

Com 27 anos fui convidado pelo departamento de RH nacional a participar de uma série de workshops que chamavam Desenvolvimento Profissional Globo 2000 no Rio de Janeiro, eles aconteciam na cobertura do lindo hotel Sheraton na av Niemayer , uma lindeza a gente via o mar 280 graus e os outros 80 graus a favela do Vidigal , com o ar condicionado na última e toda a comodidade um novo gerente poderia sonhar.

O palestrante era o Eurico Carvalho marido da ainda desconhecida Marluce Dias, que entregava as pastas aos participantes, entre uma atividade e outra. Marluce anos mais tarde veio a ser a substituta do famoso Boni na direção geral da Rede Globo.

Um dos diferencias era que o palestrante mor era cego e dava show de habilidade e conhecimentos do início ao fim dos 3 dias de cada modulo . 

Abria o evento pedindo que cada um de nós novos diretores e gerentes da organização Globo, se apresentassem ( erámos uns 40 ) e logo após cada um que se dirigia a ele, éramos tratados pelo nome e a cidade de onde vínhamos. Um expert na arte de ensinar.

Posso garantir que os dois módulos estive foram dos mais proveitosos e glamorosos na minha vida de trabalho, pelos amigos conheci e pelo conteúdo desenvolvemos juntos.

Não lembro bem quanto tempo foi um do outro uns 6 meses imagino, ficávamos incomunicáveis durante os dias de trabalho no hotel com a equipe nos assistia e nos cativava e não é que eu acabei sendo um que foi chamado para atender uma ligação telefônica.

Um dos dias a tarde a Marluce chega por atrás da minha poltrona e diz que havia um diretor da DPZ que já havia me ligado inúmeras vezes e por ser importante haviam ligado a meus superiores em  São Paulo e BH  e feito uma consulta se  eu deveria  atender. Fiquei morrendo de vergonha.

E imaginem era o Reinaldo/ Magrão   precisava de uma informação minha que não consegui na hora mais quando cheguei a BH prontamente o atendi , ahh ele precisava de uma indicação de uma agencia de publicidade em BH para fazer uma parceria com a DPZ na conta da Cervejaria  Kaiser, lembram do baixinho, foi criação da DPZ  ,   e eu indiquei a DNA  do amigo Daniel – conhecida nacionalmente muito anos mais tarde no escândalo do mensalão e do Marcos Valério que naquela época acho nem imaginaria um dia ia trabalhar / roubar em publicidade.

O bom de escrever está crônica além de falar de profissionais dos mais capacitados passaram no mercado de comunicação foi lembrar que o Magrão sempre dizia que o bom mídia acha tudo e o ótimo mídia achava o impossível.

SP 1981, BH 1982 e Rio de Janeiro 1983