segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Gincana Estrela produção independente na TV


Esta é uma história de superação , oportunidade e criatividade e um monte de aventuras dentro de uma emissora de TV que muitos até duvidariam se escutassem os acontecidos por alguém que não tivesse totalmente envolvido na produção, criação e contratação de todos os participantes desta façanha de programação e publicidade em meados de 1996.
É tudo começou na obra de um apartamento na rua Periquito em Moema, é conheci meu companheiro de projeto na construção de nossos apartamentos . Em um sábado visitando a obra conheci outro publicitário que também viria a morar lá eu no 2 andar e ele no 5 andar.
Ele trabalhava como VP de criação da agencia Better que atendia a brinquedos Estrela e eu estava me mudando para a TV Gazeta pela terceira e última  vez que trabalhei lá.
Começamos a discutir uma ideia sobre um breefing que ele havia recebido sobre um grande estoque no seu cliente e eu e o meu futuro vizinho o Fabio Quinteiro  começamos um dos projetos mais felizes e criativos que participei, a pena é que a emissora não dava a menor atenção as nossas prioridades e necessidades para que um projeto como aquele durasse não somente 12 meses e sim uma década ou até mais.
Em 100 dias pusemos um programa de 3 horas diárias no ar  , o diretor que formatou o projeto foi o Rogério Brandão hoje o big da TV Brasil mas logo foi contratado pelo canal 21 e o Fabio assumiu a direção e contratou o Osvaldo Oliva como seu segundo  , os apresentadores a Eliana Fonseca  a Lilly e o Juarez Malavazi o Jujuba ambos vindos da TV Cultura ,o diretor de marketing  Ayres e o Carlos Tilkiam , presidente  da Estrela.
A mecânica era simples os apresentadores com as crianças brincavam com os brinquedos da Estrela e a plateia era com as crianças que eram convidadas pela produção umas 250 de escolas de São Paulo .A esqueci da Jana linda que estava no operacional e mkt da Estrela.
Por trás disso simples é que estavam as histórias engraçadas, dinheiro tínhamos a TV a Estrela nos pagava religiosamente. Mas só quem trabalhou neste projeto sabe que as fitas não chegavam nunca na hora do programa , os camarins normalmente não eram abertos para os apresentadores e convidados se aprontarem.
No programa piloto as crianças aprontaram tanto que quase a Estrela cancelou o projeto , é nossos filhos e convidados com seus filhos é que estavam lá  Gateza, Estrela  , Agencia e amigos . Eles bagunçaram tanto, tinha um filho da RH da Estrela que até pedra jogava na Av Paulista de um jardim que tinha no lob do teatro.
Parece fácil mas não é, um dia o atendimento/contato o Gilberto Corazza me tira de uma reunião e diz que todos estavam indo embora por que o estoque não liberava a fita para gravação por causa que alguém não tinha feito um memorando para sua liberação e não chegaria naquele dia para faze-lo , eu e o Gil fomos até a porta do almoxarifado e ameacei pular a porta e retirar as fitas pois não iria deixar as 250 crianças e a produção , artistas e cliente saberem do que estava acontecendo.
Nosso programa ia bem chegava a dar 4 pontos de audiência, além da Estrela dona do programa lembro  da Panco e a Ninho fazendo ações dentro do programa.
Para se ter uma ideia de produção independente tínhamos uma produção dependente rsrsrsrs. Como parceiros cliente , agencia e TV o comercial dependia do bom humor dos funcionários da emissora , e brincávamos se um dia isso aqui for privatizada( Fundação) ai vamos ser profissionais .Mas não deixávamos a peteca cair quem vende tem que entregar. O cliente só recebia elogios rsrsrsrs.
Este tipo de coisa acontece até hoje nas emissoras , estes dias dando uma palestra na Belas Artes para pós graduados uma das ouvintes me perguntou por que a emissora que transmite programas musicais e clips deu um atendimento de merda para um merchandising que eles haviam contratado, é amigos o outro lado da mesa na emissora acha fácil vender e é assim até hoje  .
Na época os brinquedos chineses já atordoavam a vida da maior fabricante de brinquedos do Brasil e aquilo era um bom argumento para a Estrela conseguir junto a seus  cliente e fornecedores condições para superar os problemas que o mercado vinha lhe causando ter 3 horas diárias na TV naquela época era o máximo , hoje só as Igrejas conseguem.
Produzir 3 horas diárias era fácil para quem via mas para quem trabalhava todos os dias os bastidores da emissora nos arrumava um turbilhão de problemas.
Tínhamos a Gincana no ar e a Gincana na emissora rsrsrsrrs só quem viveu isso sabe a tormenta , a alegria era na hora da comissão só o Programa significava 5% do nosso faturamento. E posso dizer só nós tínhamos verba da Estrela durante o ano todo.
Lendo isso parece que sou louco , como? Com verba espaço e gente como dava problema?
E muitos , as vezes acho que vendi problemas e não ideias rsrsrrsrs .
O que posso dizer é que estes problemas são para eu as grandes lembranças do meu passado e sem elas não estaria dando risadas neste futuro onde a internet de minha casa faz mais de 3000 pessoas lerem minhas histórias todas as semanas sem eu sequer sair de minha escrivaninha.
A Estrela , agradeço seus lideres na época terem confiado na minha equipe, está ai e nós fizemos história mesmo nossos chefes na época não darem a menor atenção para o lúdico que estávamos distribuído a todas as crianças que nos assistiam em 1996 e 1997 hoje elas se divertem nos computadores de sua casa.