domingo, 8 de setembro de 2013

EPA confusão as 8h da manhã.


Veicular comercial errado em um canal de comunicação pode causar um grande problema ao cliente ao telespectador e a própria emissora  conforme vou contar esta história a seguir.
Este tipo de erro  aconteceu na minha vida profissional mais de uma vez , lembro de uma na TV Gazeta com uma loja de varejo das grandes redes o Claudio Carramacho na época o diretor responsável mandou uma carta ao PROCON e resolvemos e ninguém foi prejudicado , no Jornal do Brasil veiculamos uma pagina da Sears com ofertas de uns 30 dias depois numa época que a inflação era alta e também gerou uma carta aos órgãos competentes e nada aconteceu O Jonny Brito falecido estes dias tinha vasta experiência e rapidamente resolveu o problema.
Agora o que vou contar aqui foi em Belo Horizonte se não me engano o Mario Neves contato do setor de varejo e hoje o superintendente do SBT Minas ou melhor TV Alterosa passou um perrengue danado pelo erro de uma claquete numa fita ainda na época de quadruplex .
Já eram tempos de inflação alta , chegávamos a ter 30% , 40% ao mês , além dos supermercados   como sempre quase que diariamente trocarem seus comerciais tamanho o numero de ofertas que fazem ao telespectador ainda tinha a questão dos preços e a maquinas etiquetadoras que se movimentavam o dia todo dentro de suas lojas .
Lembro naquele tempo o óleo de cozinha teve um aumento enorme de um dia para outro e como a inflação era alta quando havia promoção valia muito a pena comprar e estocar alimentos .
Era um dia de semana do mes  abril    em BH e eu era gerente de operações comerciais da emissora normalmente chegava as 9h e naquele dia o telefone toca em casa as 8h era o gerente do Mario Neves  o Talardo Jose dos Santos , me avisando que nas lojas do EPA  (rede de supermercados populares ) estava uma bagunça enorme pois havíamos  veiculado dois comerciais no programa TV Mulher com o óleo de soja 50% abaixo do valor de mercado , fiquei pensando como aquilo poderia acontecer mas ainda éramos  analógicos e o erro humano a qualquer momento poderia acontecer rsrsrsrs.
De casa ao escritório da Globo que era na Savassi passava se quisesse na porta de uma loja do EPA e foi o que fiz , havia uma fila enorme e gente a beça  e até policia na porta .
Pronto achei que o mundo iria cair eu tinha pouco mais de 25 anos e aquilo não havia acontecido comigo nunca antes , as histórias acima já era contato em São Paulo e aquela era minha primeira gestão de crise . Fui o primeiro a chegar na emissora  logo após chegou o supervisor e fomos a geradora que ficava em outro bairro na rua Minas Gerais perto do centro da cidade .
Como eles trocavam de comercial a todo momento pela inflação ou pela própria dinâmica de vendas a uns 30 dias antes usaram na pascoa a claquete “ Óleo de soja , batata e bacalhau “ era semana santa , naquele dia mandaram no dia antes “ Óleo de soja , batata e banana “  o programador mandou ver o da semana santa e a confusão foi enorme .
O EPA foi rápido vendeu um litro de óleo até 12 h  a cada consumidor e no outro dia aproveitou e saiu com nossa ajuda com uma campanha dizendo que eram a rede preocupada com os preços ao consumidor .
Eu mandei uma carta a cada cliente pedindo que as claquetes fossem melhores determinadas , mas a vida toda me lembro do slogan do EPA em todos seus comerciais .... EPA Baratissisimo .