Veicular comercial errado em um canal de comunicação pode
causar um grande problema ao cliente ao telespectador e a própria emissora conforme vou contar esta história a seguir.
Este tipo de erro aconteceu
na minha vida profissional mais de uma vez , lembro de uma na TV Gazeta com uma
loja de varejo das grandes redes o Claudio Carramacho na época o diretor
responsável mandou uma carta ao PROCON e resolvemos e ninguém foi prejudicado ,
no Jornal do Brasil veiculamos uma pagina da Sears com ofertas de uns 30 dias
depois numa época que a inflação era alta e também gerou uma carta aos órgãos
competentes e nada aconteceu O Jonny Brito falecido estes dias tinha vasta
experiência e rapidamente resolveu o problema.
Agora o que vou contar aqui foi em Belo Horizonte se não me
engano o Mario Neves contato do setor de varejo e hoje o superintendente do SBT
Minas ou melhor TV Alterosa passou um perrengue danado pelo erro de uma
claquete numa fita ainda na época de quadruplex .
Já eram tempos de inflação alta , chegávamos a ter 30% , 40%
ao mês , além dos supermercados como
sempre quase que diariamente trocarem seus comerciais tamanho o numero de
ofertas que fazem ao telespectador ainda tinha a questão dos preços e a
maquinas etiquetadoras que se movimentavam o dia todo dentro de suas lojas .
Lembro naquele tempo o óleo de cozinha teve um aumento
enorme de um dia para outro e como a inflação era alta quando havia promoção
valia muito a pena comprar e estocar alimentos .
Era um dia de semana do mes
abril em BH e eu era gerente de
operações comerciais da emissora normalmente chegava as 9h e naquele dia o
telefone toca em casa as 8h era o gerente do Mario Neves o Talardo Jose dos Santos , me avisando que
nas lojas do EPA (rede de supermercados
populares ) estava uma bagunça enorme pois havíamos veiculado dois comerciais no programa TV
Mulher com o óleo de soja 50% abaixo do valor de mercado , fiquei pensando como
aquilo poderia acontecer mas ainda éramos
analógicos e o erro humano a qualquer momento poderia acontecer
rsrsrsrs.
De casa ao escritório da Globo que era na Savassi passava se
quisesse na porta de uma loja do EPA e foi o que fiz , havia uma fila enorme e
gente a beça e até policia na porta .
Pronto achei que o mundo iria cair eu tinha pouco mais de 25
anos e aquilo não havia acontecido comigo nunca antes , as histórias acima já
era contato em São Paulo e aquela era minha primeira gestão de crise . Fui o
primeiro a chegar na emissora logo após
chegou o supervisor e fomos a geradora que ficava em outro bairro na rua Minas
Gerais perto do centro da cidade .
Como eles trocavam de comercial a todo momento pela inflação
ou pela própria dinâmica de vendas a uns 30 dias antes usaram na pascoa a
claquete “ Óleo de soja , batata e bacalhau “ era semana santa , naquele dia
mandaram no dia antes “ Óleo de soja , batata e banana “ o programador mandou ver o da semana santa e
a confusão foi enorme .
O EPA foi rápido vendeu um litro de óleo até 12 h a cada consumidor e no outro dia aproveitou e
saiu com nossa ajuda com uma campanha dizendo que eram a rede preocupada com os
preços ao consumidor .
Eu mandei uma carta a cada cliente pedindo que as claquetes
fossem melhores determinadas , mas a vida toda me lembro do slogan do EPA em
todos seus comerciais .... EPA Baratissisimo .