quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Joga ou não joga

A crise econômica de 2008 veio forte na minha vida. Atendia em São Paulo dois veículos de comunicação da área de negócios internacionais, a revista “América Economia” e os produtos de comunicação da Bloomberg (TV, revista, internet, etc.), que significavam 90% do meu faturamento; os 10% restantes vinham de uma emissora que arrendei em Salvador da Rede Bahia-Rede Globo, a TV Salvador, UHF semiaberta chamadas TVA – até hoje não entendo ser 12 horas aberta e o resto fora do ar, ou, como fazíamos, a veiculávamos a cabo.
Até aquele desastre econômico nos EUA e no mundo todo, apenas alugávamos 9 horas diárias. Em razão da crise e do marasmo no escritório de São Paulo por meses, resolvi arrendar a emissora inteira. Iria ser o meu negócio, já que os outros minguavam naquele clima de velório.
Para nossa estreia como gestores do canal baiano, fizemos diversos investimentos em programação, entre eles, o motivo deste texto: o programa “Se Jogue”, com trilha sonora do ex-Timbalada Ninha e um megainvestimento num cenário ainda não experimentado em Salvador.
Dois arquitetos renomados assinavam a criação com tapetes persas, tecidos disformes como divisórias, palco suspenso e cadeiras Swan – com designer do dinamarquês Arne Jacobsen – na época de seu lançamento custavam perto de R$ 8000,00 cada , hoje 9 anos depois custam perto de R$ 1000,00 eram onde sentavam a apresentadora e convidados.
Como sempre disse a quem queria uma atração na grade de qualquer emissora em que trabalhei, para tirar um programa do ar, são demissões, problemas de todos os calibres e a criação de inimigos velados até o fim da vida.
E com aquele arrendamento não foi diferente. Em nossa estreia, já levamos bordoadas aos montes. Em uma reunião na sede da rede, ficamos sabendo que fomos malhados por ter aquelas cadeiras no set principal, hoje o SPTV, RJTV, BATV e todos os similares em toda a  Rede Globo usam aquela agora antiga cadeira Swan nos telejornais da hora do almoço.
E o pior, como fizeram com o “Silvio Santos – Vem Aí”, estão estreando esta semana de segunda a sexta o “Se Joga”, com requintes de alegria e juventude, o mesmo fazíamos na emissora local que a rede nos alugou.
Azar o meu de ter o título até um tempo atrás  e sorte deles por terem nos copiado como tudo na TV, pois era nosso carro-chefe de audiência.
E como tudo na Bahia, o passado não importa, o futuro é para os espertos e o presente para quem tiver cara de pau e não se envergonhar. 

Salvador, 2008 a 2010