Resolvi
escrever quando vi que um dos maiores prêmios de publicidade foi ganho em uma
concorrência de três marcas fortes: FOX, SBT e YOUTUBE. E pasmem: na categoria
veículos de comunicação mídia eletrônica, o vencedor foi o YOUTUBE.
Vejam que, pouco
tempo atrás, o presidente da empresa disse que seu produto é uma ferramenta,
não uma mídia e, de certa forma, tem razão. Somos nós, usuários, que
alimentamos essa ferramenta de conteúdo e é por isso que somos chamados pelos mais
entendidos de “prosumidores”, aqueles que produzem e consumem conteúdo e, de
agora em diante, aqueles que votam neles mesmos rsrsrs.
Nesses dias,
o instituto de internet de Oxford publicou nos quatro cantos do mundo que 30%
da população mundial já está conectada e imagino que podemos chamar pequena
parte desse percentual de “prosumidora”. No Brasil, devemos estar na média e já
consideramos o veículo de mídia eletrônica como uma ferramenta de grande prestígio
no mercado.
Como digo
sempre, estar antenado não significa entender o novo universo que se delineia
na indústria midiática, onde quem se considera ferramenta ou veículo já está
equiparado ou está ali pois concorre pela mesma grana. Entendo que a
concorrência pelo mesmo dinheiro começa a ter um significado quase que
analítico para alguns, mas até eu – que às vezes acho que entendo – tenho essas
surpresas...
O que sei é
que as chamadas mídias sociais têm feito um estrago incrível no faturamento das
chamadas velhas mídias impressas, externas e agora nas eletrônicas, a ponto de –
como disse um publicitário no Facebook – quebrar um tabu ao colocar uma ferramenta
na mesma categoria de um veículo produtor e distribuidor de conteúdo.
Com as
quedas vertiginosas das audiências da mídia eletrônica em nosso mercado, publiquei
que a GFK – gigante do mundo das pesquisas – vem com sua pesquisa de números
absolutos e mostrará mais evidentemente quem de fato tem a audiência na “Terra
de Santa Cruz” (melhor falar de Brasil mesmo). E é lógico que saberemos em
breve quem serão os beneficiados nessa pesquisa.
Sem nenhuma
pretensão minha de tentar adivinhar ou fazer essas previsões, pois os
assinantes do Meio & Mensagem já fizeram
isso no Caboré 2013.
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