Mesmo no meio digital, com a mídia programática, perder o
passar de um cliente interessado no seu negócio é dor no bolso de qualquer
empresário.
Hoje, vemos veículos de comunicação da chamada velha mídia
desperdiçando diariamente suas tão difíceis audiências conquistadas, vendidas
por migalhas, e dispersando seu público, cada vez mais distante de sua
plataforma.
E, por incrível que pareça, juntar a inteligência digital ao
negócio da velha mídia pode vir a ser o produto da China, para não repetir
grande negócio.
Os antes tão detestados contratos de risco por donos de
meios de comunicação, com uma pitada de tecnologia, inovação e aplicativos
customizados, podem fazer de algo quase analógico uma programática solução.
“Sustentamos que os departamentos de desenvolvimento de
produtos (P&D) e de marketing devem se tornar parceiros íntimos se a
empresa espera otimizar seu desempenho em inovação. Infelizmente, com muita
frequência, o relacionamento entre os departamentos de desenvolvimento de
produtos e de marketing é mal definido e desafiador”, afirmou Philip Kotler, em
“A Bíblia da Inovação”.
O duro é convencer quem já tomou tanto balão no passado e
que não entende nada do futuro a arriscar novamente algo que nem sequer seria
risco.
Esperar as novas gerações de executivos chegarem ao topo
dessas empresas será tarde demais e as ferramentas digitais, como se chamam
Google, Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, entre outros, vão os engolir sem
piedade.
Neste ano, só o Google no Brasil faturará perto de 70
bilhões de reais, e veremos muitas das empresas da velha mídia sucumbirem.
Competir hoje não é mais mostrar percentuais de participação
pelo Nielsen ou centro de pesquisa para justificar aumento de vendas, até
porque nada cresce tanto quanto a audiência digital e o volume dos negócios
digitais em todos os cantos do mercado profissional.
Quem tiver competência para juntar os ingredientes aqui
expostos vai fazer dinheiro cavoucando o ouro que ainda resta em breaks,
merchandising e branded content que sobram em suas prateleiras.
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