quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Multicanal- A galinha dos ovos de ouro


Poucos sabem que a TV a cabo no Brasil teve seu começo avassalador em Santos-SP, 20 anos depois de ter se consolidado nos EUA e na Europa, pelas mãos de um argentino e seu nome era Multicanal. Chegaram a ter cabeado 50% da cidade, e houve na TVA, do Grupo Abril e Net, na época nas mãos do grupo Globo, um investidor chamado Antônio Dias Leite, do mercado financeiro, que ganhou muito dinheiro neste negócio.
Esta é uma história que ninguém teria contado até hoje, pois quem perde dinheiro não conta e quem ganha dinheiro fácil também não, por ética ao perdedor.
Antônio Dias Leite, TV Gazeta de SP e o Shop Time, hoje de propriedade das Lojas Americanas, na época desta façanha, eram o último negócio no cabo do investidor financeiro.
Era 2001, o celular, em uma alavancada estupenda, chegou a 17 milhões de aparelhos, imaginem 18 anos depois que há mais celular do que gente no País.
O varejo ainda não conhecia bem a potência dos canais pagos de televendas e o Shop Time nadava de braçada nas vendas aos consumidores abastados. O e-commerce ainda engatinhava aqui no Brasil.
Numa tentativa de aumentar seu faturamento, a direção do canal de vendas por telefone alugou, no início de 2000, um trimestre inteiro de TV Gazeta SP, pago à vista à dona da TV aberta, a Fundação Cásper Líbero, pelo valor de R$ 2.000.000,00.
Era uma época difícil financeiramente para a emissora paulista e aquele dinheiro foi a salvação da lavoura. Mas um erro da administração do canal fez o empresário Antônio a nunca usar aquele aluguel pago antecipado. 
Pesquisas feitas posteriormente ao negócio fechado detectaram que uma veiculação na pequena TV paulista prejudicaria a imagem de exclusividade dos bens vendidos pelo Shop Time para a classe A e B, consumidora fervorosa do canal até hoje. Iriam bregar os produtos  do canal.
Havia a confusão da desunião entre a Gazeta e a CNT do Paraná que foi o motivo do aluguel que nunca foi veiculado. Muita sorte da Gazeta, que recompôs seu negócio sem os paranaenses.
Pesquisando, descobri que em 2017 Dias Leite morreu e nunca ninguém saberia deste fiasco, salvo eu, que dirigi a emissora por três vezes alternadas entre 1993 e 1997, quando fui montar o Canal 21 do Grupo Band. E em 2001 montei meu negócio com o Shop Time como cliente para o mercado publicitário.
Dois milhões de reais nem são dinheiro no negócio da TV aberta, mesmo ele tendo diminuído significativamente, e imaginem que em 18 anos todos esses negócios mudaram suas vertentes e nem usamos mais o nome televendas. Tudo é associado hoje em dia a vendas pela internet.
Hoje são tantos canais de vendas, Polishop, OutLet, Joias e o Shop Time, ainda líder absoluto, graças a sua premonição de que amarrar seu nome à Gazeta mataria seu negócio.
São Paulo-Rio de Janeiro, 2001.

Um comentário:

  1. Adorei a história.Fiquei imaginando os produtos do Shoptime no meio do programa das Parceirinhas na Gazeta. Iam bombar demais!

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