Vários itens de consumo desapareceram das prateleiras. A
poupança, há dois anos, tem suas retiradas maiores que os depósitos.
O governo tenta desesperadamente fazer o mercado reagir,
usando artifícios como o fundo de garantia, que serve para muita gente pôr as
contas de casa em dia e para as famílias dos sem ocupação regar suas mesas.
Precisamos comer.
Itens básicos nestes tempos hipermodernos, os celulares
comandam a vida das pessoas, fazendo tarefas até há poucos anos inimagináveis,
hoje, responsáveis pelo maior número de movimentações bancárias, do comércio
eletrônico, dos correios, entre os cidadãos.
O que falta hoje em dia?
Vendedor!!!
Minha vida passei durante anos no departamento comercial e
de vendas e sei muito bem o que estou escrevendo. A crise tem ajudado a
valorizar este profissional. Nestes poucos anos em que vivemos o boom econômico
no Brasil, disseram que a internet resolveria todos os negócios, e agora tenho
certeza que um departamentos de vendas bem estruturados devem fazer a diferença
nas corporações.
Trazer informação da rua, desenhar cenários diferenciados,
criar janelas e plataformas, estudar a concorrência contumaz, antecipar
situações de mercado. São tarefas do homem bem preparado de vendas.
Continuando aqui sobre as funções de vendedor que são
imensas: descobre nichos de mercado; olha no olho dos clientes de sua empresa e
sente suas necessidades; constrói um relacionamento que máquina alguma será
capaz de desenvolver; traz informação sadia para melhorar a performance de seu
produto. E o que víamos há poucos anos e não há mais: não deixa cliente sem
resposta.
Já diziam os bons diretores comerciais que cliente que passa
a porta jamais sai de mãos vazias.
Resolvi escrever esta opinião, pois, esses dias, conversei
com muita gente que está precisando de vendedores em todos os segmentos de
mercado, senão suas empresas sucumbirão.
Lembro em final de 1997 a internet chegando ao Brasil fui
fazer um curso da FGV- Fundação Getúlio Vargas- Direção estratégica de
marketing e um sujeito ao meu lado dono
de uma empresa famosa de azulejos já havia mandado todo seu departamento de
vendas embora, haviam dito para ele que as ferramentas digitais o atenderiam. Depois
disso nunca ouvi falar daquela empresa. A mídia programática ainda nem tinha
sido desenvolvida.
Trazer seu negócio após crise econômica aos índices anteriores precisará de gente que o diferenciará da concorrência e o vendedor pode significar sua continuação no mercado.
Mesmo acreditando piamente nas ferramentas disponíveis neste
mundo da informação digital on-line generalizada, continuo firme no propósito
das relações humanas entre as corporações, principalmente, quando se trata de
trazer dinheiro novo em tempo de crise, e
continuo na certeza que o profissional de vendas ainda é a melhor solução.
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