segunda-feira, 27 de agosto de 2012

150 por hora


Morei quatro anos em Belo Horizonte na época em que a Fernão Dias era um lixo. Quando vinha a São Paulo de carro com a família, não dormia direito uns três dias antes – a estrada me dava medo. Sei exatamente quantas vezes a peguei: dezessete idas e dezessete voltas.
Esta história tem a ver com velocidade, compromisso e negligência ao volante e se passou entre 1982 e 1986 na volta de um Carnaval que vim passar com a família em São Paulo.
Trabalhava na Globo Minas  – anos bons,  dos enduros da Liberdade e Independência, patrocinados pelo brim Santa Rosa, desenvolvidos pela equipe de mkt da emissora e seus diretores (já falamos disso em outra história). Nosso gerente de vendas era o Talardo José dos Santos. Pegava forte com a equipe e uma das coisas que o irritavam era a volta do Carnaval. O RH mandava estarmos às 12h da Quarta de Cinzas na emissora, e o Talardo lembrava isso uma semana antes do feriado.
Nós, bons contatos, em diversas oportunidades chegamos às 14h e ele ficava muito bravo. A equipe era ótima: Carlos Doné (hoje, na Rádio Itatiaia), Jorge Calabria, Dejair de Almeida Toscano e o Mario Neves (hoje, SBT Minas). Desafiar o Talardo era para macho e quem esteve lá sabe que mesmo com o bom salário que tínhamos éramos fortes e de opinião, na maioria dos carnavais chegamos às 14h.
Quando chegamos às 12h, ele fez reunião até às 14h e queria que visitássemos as agências que emendavam a Quarta. Foi um desastre os quatro carnavais que passei quando trabalhava em  BH.
Como falei acima, tinha medo da estrada e para chegar de São Paulo em BH na quarta-feira saía às 4 da manhã e corria que nem um louco naquela estrada capenga e sem a menor condição de viagem – imagine a 150 km/h.
Num desses carnavais fiz o recorde na Fernão Dias – seis horas – e fui personagem logo à tarde em uma agência que, descobri, não emendaria o feriado. Era a Staff, do José Maria Vargas, hoje um dos diretores da ANP, onde eu tinha as portas abertas. Naquela quarta de cinzas só o Zé trabalhava.
Quando estava lá, chegou o contato da Rádio Globo, o Carlos Henrique Nascimento – que o mercado conhece, trabalha na TV Globo SP, transferido  a muitos anos de  Minas – e me perguntou se eu estava na estrada pela manhã.
Eu disse que sim e ele meio sem jeito me falou: “Hélcio, trabalhamos no mesmo prédio e você tem dois filhos, não era melhor não correr tanto na estrada? Estava com meus pais e vi você ultrapassar uma ‘cegonha’ (caminhão que transporta carros) e mais quinze a vinte veículos atrás dela em uma subida, a uns 150 por hora”.
Eu, sem jeito pela travessura sem sentido, tentei minimizar o que não dava para minimizar (tipo batom na cueca), e falei que a culpa era do Talardo, como todos no mercado o conheciam, e passei batido com o jovem Carlos Henrique na época.
Os meninos do sistema Globo de radio BH, fizeram história em São Paulo o Carlos Murilo Moreno ( ex Fiat  hoje Nissam )também veio de lá.
Até hoje, quando estou em estrada, lembro-me desse momento, de uns anos para cá não pego estrada longa, pois corro muito, fico ansioso e sem responsabilidade.
O meu gerente na época não tinha culpa de nada. Eu é que sempre corri nas estradas.
Hoje não pego estrada de mais de duzentos quilômetros, mas, mesmo assim, ainda corro mais que o normal.
Mas sempre lembro que posso passar a vergonha que passei na Staff, a única agência aberta na quarta de cinzas e cheia de contatos de outros veículos na recepção excepcionalmente naquele dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário