Lembrei-me
desta história quando vi no semsura888
o Sílvio Lancellotti, um craque na cozinha e na televisão.
Na terceira
ida minha para a TV Gazeta, o João Dória tinha uns três programas na grade, um
deles era do Sílvio. Todos os programas eram muito bem feitos, mas tínhamos um
problema: só o João faturava ou não faturava – imagine, falar isso do João;
acho ele um dos caras mais competentes do mercado do business.
Estes dias,
falando com o Pipoca – o Antonio Rebesco, na minha opinião, outro abençoado por
Deus e um dos referenciais na TV pública brasileira – sobre o João Dória, ele
me disse que até na FAAP, como aluno, ele era exemplar.
Esta
história começa uns dois anos antes de 1995.
Minha primeira ex (não coloco o nome dela, se não é capaz de cobrar direitos
de imagem) fazia um trabalho de assessoria de imprensa para a Brinks, na época
em que os bandidos diariamente assaltavam um carro deles nas ruas de São Paulo.
Ali, descobri que os carros-fortes no Brasil são os mais blindados do mundo,
mas contra bazuca, AR-15 e outras armas de grosso calibre aquilo parecia papel
– um dia, o Boris Casoy até falou isso no ar, no SBT.
Minha ex
tinha um parceiro no atendimento da Brinks, ela fazia imprensa e ele uma
newslettering. Um certo dia, ela convida a família dele para tomar um lanche e
nos conhecermos. Os filhos dele eram da idade dos meus; foi muito legal. Brincaram
e conversamos bastante, em um determinado momento o parceiro jornalista de
minha ex me fala que eu, trabalhando em TV, deveria fazer um programa com os
clientes de informática que estavam entrado no mercado. Tínhamos restrições na
importação de computadores e impressoras. Mais ou menos em 1995 isso acabou e
Epson, HP, Apple, entre outros, começaram a entrar no Brasil.
Eu e os
meninos que na época estavam comigo na Band – Marco Piccolo, Gilberto Corazza e
Mauricio Rollo Ribeiro – íamos a todos os clientes, e nos de informática a
demanda era maior que a oferta. Nem queriam falar sobre publicidade, e foi o
que disse para o jornalista parceiro de trabalho da minha ex.
Meses se
passaram, eu volto para a Gazeta e uma semana depois sou convidado pelo João
para uma festa lá no Banana Banana –
lembram, eles eram os reis da permuta (rsrsrs...).
Ganhei até um
ursinho de pelúcia que dei pra ex, quando cheguei em casa. Contei a ela que o
João Dória estava lançando um programa de informática aos domingos, dia em que
a Gazeta praticamente só veiculava programas independentes. Nem me liguei no
papo do jornalista, meses atrás.
Passaram-se
umas três semanas, chego em casa, minha ex chorando. Havia tido uma reunião com
seu parceiro jornalista, o cara gritou com ela, me chamando de charlatão, que
eu havia copiado a ideia dele e acabaram com a parceria na Brinks. Disse ela
que quase foi agredida. Expliquei a história do ursinho e ela se lembrou de que
eu estava há um mês, se muito, na emissora.
Como o cara
exagerou na dose, não dava nem para ligar e explicar que o João tinha já três
programas e este era o quarto. Deixei barato.
No sábado
daquela mesma semana passa de manhã o Sergio Monteiro em casa e me chama para
irmos até uma produtora ali perto para ele aprovar um spot para a Trip – o
Serginho trabalhou bastante tempo com o Paulinho Lima. E lá fui eu escutar o
spot no estúdio de um japonês que era meu amigo também.
Na recepção
do estúdio tinha uma Meio & Mensagem, eu peguei para ler e a matéria de
capa era: “Esta semana estreiam 3 programas de informática na TV” uma na
Manchete, uma na Bandeirantes e o do João Dória, na Gazeta.
Ah, não tive
dúvida! Pedi a M&M ao japa, cheguei em casa e escrevi nos brancos do lado
do jornal um monte de merda ao tal jornalista, chamei-o de desinformado e
grosso. E mandei por fax, que ainda não havia internet.
Imagine, eu
teria que ter dado a dica dele a todos no mercado e, pior que isso, nenhum dos
programas durou mais de seis meses por falta de patrocínio.
Eu aprendi
bastante com esse rolo todo. Sempre abri as minhas reuniões com produtores
independentes contando essa história, sem falar o nome do tal jornalista, é
claro, se não estaria divulgando o grosso no mercado (rsrsrs...).
Ah, e o João
Dória nunca soube que um dia quase minha ex-mulher apanhou por uma das muitas
ideias brilhantes dele.
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