quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O mundo é digital mas quem mande nele é analógico.


A rapidez com a qual os acontecimentos caminham tem o efeito quebrador de barreiras em todos os segmentos da vida, deixando-nos preocupados com acertos e erros cometidos pelas gerações que não se adaptaram com a modernidade que acontece a cada dia, fazendo do conhecimento algo bastante obsoleto em pouco tempo.
Entender os caminhos que a hipermodernidade vai nos levando pela tecnologia até que não é um “bicho de sete cabeças” para muitos, principalmente para os que possuem capacidade acadêmica nos níveis de pós-graduação e com especificidades nas áreas onde o mundo tem penetrado com maior voracidade nas inovações. O difícil é a operacionalização de diversas ferramentas praticamente obrigatórias para a vida funcionar em poucos anos, tendo, às vezes, pequenos períodos convivendo com elas.
Os mais jovens com capacitação educacional e recursos financeiros têm se adaptado e ingerido essa expertise em pouco tempo. Seu dia vem recheado dessas ferramentas desde o princípio escolar, e no próprio dia a dia familiar.
Mesmo executivos com nível etário avançado carecem da possibilidade de treinamento constante e têm dificuldade de operacionalizar os chamados aplicativos (software) e as novas caixas pretas (hardwares), pois não fazem mais parte de seus dias.
Entender situações com sofisticação no mundo digital, tanto em sua composição de hardware como em software, requer certo estudo e tempo para dedicação em treinamento – coisa que os mais jovens em seus próprios instrumentos de práticas do entretenimento já colocam como prioridade em seus espaços de ensino, como também de lazer e entretenimento.
Quebrar paradigmas nos últimos tempos tem sido tarefa corriqueira em todos os níveis, do intelectual ao hierárquico, trazendo dor de cabeça a todos que participam desses novos tempos – onde inovar é praticamente obrigação para não se perder o rumo da história ou simplesmente perder o foco no mundo dos negócios, tanto de sua empresa como de sua vida particular.
Tem sido fácil perceber atitudes difusas em quem comanda o desenvolvimento e em quem realmente dá as cartas dentro desse novo horizonte corporativo. Os choques culturais ainda não foram entendidos por toda a cadeia geradora de cursos, bem como os percursos que a hipermodernidade necessitará para alcançar qualidade na interação de todos os envolvidos nos processos que fazem o andar da carruagem.
Os interesses ainda são outros; os entendimentos, maiores ainda, definindo-se por faixas etárias e capacitações intelectual e social em todos os níveis da sociedade. Alcançar pensamentos e atitudes díspares será ainda um grande caminho que trilharemos – é factual e nítido que as gerações ainda não alcançaram conhecimentos uns à altura dos outros e principalmente aptidões motoras com as ferramentas que surgem todos os dias com atributos superiores para operacionalizá-las.
A dificuldade de transferir informação e conhecimento a sete bilhões de habitantes na Terra e a explosão demográfica em países em desenvolvimento são empecilhos volumosos para isso se fazer entender em boa parte de nossas populações, no mundo corporativo ainda mais distante e com barreiras muito bem vistas, mas ainda muitas delas intransponíveis tanto no aspecto cultural como naqueles que fazem florescer inovação.
Nada é mais distante como poucos anos atrás... A informação circula na velocidade que ela acontece e a capacidade de processá-la cada dia tem maior volume para todos. O novo bate a nossa porta a todo instante, e só com diversas gerações vivenciando essa experiência totalmente nova saberemos  lidar com as escadas que esse explodir de inventos nos atinge e muitas vezes nos ilha em zonas de conforto antes difíceis até de imaginar perdê-las.
De uns anos para cá tenho sido categórico e, sem ofensa a nenhuma das partes, o mundo é digital e quem manda nele é analógico. Vejo dentro de minha própria vida esse distanciamento e cada dia procuro mais respostas para a quebra dos novos paradigmas que possuem temas como convergência, cauda longa, transmídia e o próprio digital ainda bem pouco conhecido por muitos que vivem esse momento histórico em nosso planeta.     

 

 

           

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário