Um mundo de parcerias vem se delineando já há algum tempo no
mercado corporativo. O dinheiro tem ficado escasso e o escambo, com outros
nomes, novamente vem fazendo a diferença para quem realmente quer agilizar seus
negócios.
Com isso acontecendo, empregos são raridade. O mercado
descobriu esta carência e tem suprido seus quadros, antes, com terceirizações e,
agora, com parceiros que trabalham na hipermodernidade baseados naquilo o que
hoje se chama “rede colaborativa”.
Para quem trabalha no mercado das comunicações, como eu,
descobrir novas alternativas tem sido estudos dos teóricos que procuram
maneiras de expandir seus negócios além das telas e de seus domínios na
comunicação de massas.
Os custos de equipamentos de produção de conteúdo caíram
vertiginosamente, já os salários (quando existem) têm inviabilizado o fluxo de
caixa das empresas e tendenciado o mercado das parcerias com ideias e formas de
conduzir negócios nunca antes imaginados.
Um deles é o que chamamos de “transmídia”, que alarga o
espectro daquilo que queremos divulgar, levando nosso nome para mares nunca
dantes navegados. E fazemos negócios sadios expondo nossa MARCA a nichos até
então de difícil acesso e mesmo antes de haver qualquer tipo de relação com o
público.
Transmídia é se utilizar de algo dentro de um produto
midiático e o estender por intermédio de outros significados e significantes a
prateleiras e produtos que se utilizam das mesmas circunstâncias mas não da
mesma estória. É um grande avanço na inovação de buscar outro tipo de
exposição, em outras praias e com total sinergia.
Com e por isso, podemos afirmar que na nova ordem de grandeza
do mundo digital este tipo de linguagem agrega valor aos conteúdos, pois os
alavancam com a mídia a horizontes através de parcerias antes não conseguidas
pela dificuldade de medi-las ou mensura-las.
A ferramenta de associação e organização que o digital nos
oferta facilmente nos coloca online e a par de todo o fluxo de suas franquias e
licenciamentos, fora a logística que nos aparelha com os melhores cases em
pouco tempo.
Este raciocínio é facilmente introduzido como estratégia de
geração de recursos de captação no marketing, publicidade, conhecidos nossos há
tempos e em franquias, licenciamentos e parcerias comerciais e de economia de
escala. Mas também pode ser alavancada com os editais de fomento e incentivo
gerados por centenas de órgão públicos e privados nas mais distribuídas esferas
municipais, estaduais, federais e até
mesmo no corporativo, quase em sua extensão total graças ao advento do consumo
grandioso das classes C e D e o emprego
se consolidando nos serviços, mesmo com a
indústria caindo. Isso significa mais gente consumindo sua marca com menos
riscos nos investimento, interatividade máxima e maximização de objetivos e
cada qual no seu trabalho, segmento e produto.
Uma moeda valiosa neste momento é audiência, haja visto a
disputa por listagens já desgastadas. Além disso, a importância do CRM nas
empresas tem tomado um corpo enorme e a mídia interativa pode ser, um dia, a
auto sustentabilidade - ou um caminho no momento.
Mídias como rádios, TV com coberturas menores e mais
dirigidas, canais de pay TV e UHF e situações regionais, portais e sites, associados a ações interativas, transmídias e participativas com os espectadores, abrem
possibilidades de parcerias e franquias incríveis em todos segmentos de mercado.
Braço é um bom começo. Então comece a arregaçar as mangas. Vem ai um mercado que requer talento e
disposição para gestões vencedoras e que avancem sobre o mercado.
Com este tema, você mostra estar na vanguarda da comunicação. Além de um texto de qualidade, explora o tema sob vários prismas. Provavelmente, devem ter outros que eu gostaria de ver comentado por você. Se vale uma sugestão, traga alguns exemplos para que fique ainda mais claro o que é Transmídia na sua totalidade.
ResponderExcluirAo invés de mais do mesmo, menos do muito feito em cópia. Um pensa uns ideia razoável, e isso, ao invés de referência, vira croqui. Transmídia lixar é usar a criatividade. É dar papel de destaque, para aquilo que era detalhe, para o figurante. Antes despercebido, em outro momento o principal locutor de uma mensagem, distribuída de formas diferentes, em plataformas divergentes e convergentes. :)
ResponderExcluirAo invés de mais do mesmo, menos do muito feito em cópia. Um pensa uns ideia razoável, e isso, ao invés de referência, vira croqui. Transmídia lixar é usar a criatividade. É dar papel de destaque, para aquilo que era detalhe, para o figurante. Antes despercebido, em outro momento o principal locutor de uma mensagem, distribuída de formas diferentes, em plataformas divergentes e convergentes. :)
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