segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Transmídia : um caminho que abre janelas .


Um mundo de parcerias vem se delineando já há algum tempo no mercado corporativo. O dinheiro tem ficado escasso e o escambo, com outros nomes, novamente vem fazendo a diferença para quem realmente quer agilizar seus negócios.
Com isso acontecendo, empregos são raridade. O mercado descobriu esta carência e tem suprido seus quadros, antes, com terceirizações e, agora, com parceiros que trabalham na hipermodernidade baseados naquilo o que hoje se chama “rede colaborativa”.
Para quem trabalha no mercado das comunicações, como eu, descobrir novas alternativas tem sido estudos dos teóricos que procuram maneiras de expandir seus negócios além das telas e de seus domínios na comunicação de massas.
Os custos de equipamentos de produção de conteúdo caíram vertiginosamente, já os salários (quando existem) têm inviabilizado o fluxo de caixa das empresas e tendenciado o mercado das parcerias com ideias e formas de conduzir negócios nunca antes imaginados.
Um deles é o que chamamos de “transmídia”, que alarga o espectro daquilo que queremos divulgar, levando nosso nome para mares nunca dantes navegados. E fazemos negócios sadios expondo nossa MARCA a nichos até então de difícil acesso e mesmo antes de haver qualquer tipo de relação com o público.
Transmídia é se utilizar de algo dentro de um produto midiático e o estender por intermédio de outros significados e significantes a prateleiras e produtos que se utilizam das mesmas circunstâncias mas não da mesma estória. É um grande avanço na inovação de buscar outro tipo de exposição, em outras praias e com total sinergia.
Com e por isso, podemos afirmar que na nova ordem de grandeza do mundo digital este tipo de linguagem agrega valor aos conteúdos, pois os alavancam com a mídia a horizontes através de parcerias antes não conseguidas pela dificuldade de medi-las ou mensura-las.
A ferramenta de associação e organização que o digital nos oferta facilmente nos coloca online e a par de todo o fluxo de suas franquias e licenciamentos, fora a logística que nos aparelha com os melhores cases em pouco tempo.
Este raciocínio é facilmente introduzido como estratégia de geração de recursos de captação no marketing, publicidade, conhecidos nossos há tempos e em franquias, licenciamentos e parcerias comerciais e de economia de escala. Mas também pode ser alavancada com os editais de fomento e incentivo gerados por centenas de órgão públicos e privados nas mais distribuídas esferas municipais, estaduais, federais  e até mesmo no corporativo, quase em sua extensão total graças ao advento do consumo grandioso das classes C e D  e o emprego se consolidando nos serviços,  mesmo com a indústria caindo. Isso significa mais gente consumindo sua marca com menos riscos nos investimento, interatividade máxima e maximização de objetivos e cada qual no seu trabalho, segmento e produto.
Uma moeda valiosa neste momento é audiência, haja visto a disputa por listagens já desgastadas. Além disso, a importância do CRM nas empresas tem tomado um corpo enorme e a mídia interativa pode ser, um dia, a auto sustentabilidade - ou um caminho no momento.
Mídias como rádios, TV com coberturas menores e mais dirigidas, canais de pay TV e UHF e situações regionais, portais e sites,  associados a ações interativas, transmídias  e participativas com os espectadores, abrem possibilidades de parcerias e franquias incríveis em todos segmentos de mercado.

Braço é um bom começo. Então comece a arregaçar as mangas.  Vem ai um mercado que requer talento e disposição para gestões vencedoras e que avancem sobre o mercado.

 

 

  

 

3 comentários:

  1. Com este tema, você mostra estar na vanguarda da comunicação. Além de um texto de qualidade, explora o tema sob vários prismas. Provavelmente, devem ter outros que eu gostaria de ver comentado por você. Se vale uma sugestão, traga alguns exemplos para que fique ainda mais claro o que é Transmídia na sua totalidade.

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  2. Ao invés de mais do mesmo, menos do muito feito em cópia. Um pensa uns ideia razoável, e isso, ao invés de referência, vira croqui. Transmídia lixar é usar a criatividade. É dar papel de destaque, para aquilo que era detalhe, para o figurante. Antes despercebido, em outro momento o principal locutor de uma mensagem, distribuída de formas diferentes, em plataformas divergentes e convergentes. :)

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  3. Ao invés de mais do mesmo, menos do muito feito em cópia. Um pensa uns ideia razoável, e isso, ao invés de referência, vira croqui. Transmídia lixar é usar a criatividade. É dar papel de destaque, para aquilo que era detalhe, para o figurante. Antes despercebido, em outro momento o principal locutor de uma mensagem, distribuída de formas diferentes, em plataformas divergentes e convergentes. :)

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